quarta-feira, 31 de outubro de 2007

SHOW DE TANGO E FLAMENCO ENCANTA A NOITE DE SEXTA-FEIRA (13)




No dito popular, sexta-feira 13 é sinônimo do “dia do azar”, porém para os pelotense, essa última sexta-feira 13 foi um grande dia, ou melhor, uma grande noite em que o violonista Gahuer Carrasco apresentou seu espetáculo “Tango e Flamenco” no Theatro Sete de Abril, às 21h00.

Gahuer é um fenômeno na música erudita que tem tido destaque nacional e internacional. Em sua recente turnê pelo México, ele foi homenageado pelo Governador do Estado de Hidalgo e recebeu um convite para interpretar um concerto como solista da Orquestra Sinfônica “Del Estado de Hidalgo”, e da “Camerata Amadeus”, ambas do México. No Uruguay apresentou-se no antigo palácio do governador, “Cabildo de Montevidéu”. Em São Paulo, Gahuer teve o reconhecimento de grandes nomes de críticos e músicos do país.

Em sua carreira, Gahuer destaca a concretização, em 2003, da Orquestra Típica de Nuevo Tango, “Quinteto Libertango”. E em 2004, o Projeto “FlamenTango”, composto pelos instrumentos piano, violão, violino, contra-baixo, bandoneon, percurssão, canto e dança. Nele, Gahuer atua como solista e maestro.

Campeão de inúmeros prêmios musicais, Gahuer Carrasco, iniciou seu aprendizado aos 14 anos, que culminou com a conclusão do Curso Superior de Música, bacharelado em violão, quando obteve o 1º lugar com Menção Honrosa pela UFPel. Violonista, natural de Jaguarão, ele possui grande virtuosidade e expressão que tem conquistado o mundo com sua música erudita, porém não elitizada.


Em seu show “Tango e Flamenco”, Gahuer interpretou músicas de grandes compositores de sucesso, como William Wolton, Máximo Pujal, Joaquin Rodrigo, entre outros, e foi acompanhado por convidados especiais: Sônia Cava, Mestre em piano, Solista e Camerista do Instituto de Artes e Designer (antigo ILA), e professora de piano no Conservatório de Música de Pelotas; Jucá de León, percursionista conhecido nacionalmente, e que trabalha acompanhando grandes nomes da música; Posidoneo Tavares, grande amigo e tido como um “gênio musical” por Gahuer, que tocou violão e bandoneon; Dançarinos da Cia da Dança com flamenca e tango; e Winston Pereira, pai de Gahuer, que proclamou a bela poesia, do poeta G. Mattos Rodriguez.

Gahuer emocionou a platéia que retribui com inacabáveis aplausos. Seu show ficou marcado na memória de cada um que teve o prazer de inebriar a mente ao som de instrumentos que mostraram os movimento LiberTango e FlamenTango.


Leia o Poema "La Cumparsita", de G. Mattos Rodriguez




Nenhum comentário: