sábado, 22 de janeiro de 2011

AUDIÊNCIA NO LEGISLATIVO DEBATE A SAÚDE MUNICIPAL

A Câmara de Vereadores realizou Audiência para debater a Saúde Municipal na manhã desta terça-feira (30), no Plenárinho da Casa. O evento foi proposto pelo vereador Ivan Duarte (PT), juntamente com o Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel).

Dentre os presentes estavam os vereadores Zequinha dos Rodoviários (PDT), Adalin Medeiros (PMDB), Miriam Marroni (PT), Diaroni Santos (PT), Milton Martins (PT), Eduardo Leite (PSDB), José Sizenando (PPS), Ademar Ornel (DEM), Pedro Godinho (PMDB), o Secretário Municipal da Saúde, Francisco Isaias, representantes do Executivo, do SIMP, da Central dos Trabalhadores, de Postos de Saúde, do Pronto Socorro Municipal, da Santa Casa de Pelotas e membros da comunidade em geral.

Na ocasião, o Presidente do CMSPel, Luiz Guilherme Belletti apresentou fotos e levantamentos do trabalho de fiscalização feito em agosto e novembro/2010 nos depósitos de medicamentos e nos Postos de Saúde local, como também o relatório de Gestão da Saúde Municipal de 2003 à 2010. Segundo Belletti, nos dados apresentados, os medicamentos estão em más condições de armazenamento, são mal distribuídos, os Postos de Saúde estão sem medicamentos, em condições precárias. O Pronto Socorro está superlotado, sem leitos disponíveis, mas, em contrapartida, a Receita Municipal aumentou gradativamente nos últimos anos.

O Secretário da Saúde, Francisco Isaias afirmou que os medicamentos estão sendo encaminhados á nova sede da Farmácia Municipal, na Rua Professor Araújo, onde terá local adequado para armazenamento, assim como estão desenvolvendo um sistema chamado “Horus”, no qual cuidará da organização, distribuição e controles dos estoques desses medicamentos. “Essa nova realidade da Farmácia Municipal estará disponível dentro de 120 a 150 dias”, afirmou o Secretário.

Sobre as Unidades de Pronto Atendimento, que já tiveram as verbas Federais e Estaduais liberadas, Isaias comenta que o atraso das obras se deu devido à indecisão do local, se será no centro da cidade ou na Avenida Fernando Osório, conforme sugestão do Conselho. “Depois disso a UPA levará um tempo de 6 á 9 meses para ser construído.”

O CMS afirma que não é necessária a construção de mais Unidades de Saúde, mas sim o investimento nos Postos já existentes, e principalmente no Pronto Socorro. “É preciso valorizar o trabalho dos médicos e funcionários, dando a eles salários dignos e condições de trabalho adequadas, assim como investir nas reformas, nas compras de equipamento necessário e medicamentos, e não ficar criando uma UBS em cada esquina,” comentou o Presidente do Conselho.

A vereadora Miriam Marroni se diz envergonhada pela atual situação. “A saúde sempre esteve ruim, mas nunca esteve tão mal como agora com a atual gestão. Cidades menores que Pelotas tem leitos para pacientes psiquiátricos. Pelotas com sete unidades de CAPs não tem um leito para esses pacientes. O problema é muito maior que falta de verbas, é de gestão,” desabafou a Vereadora.

A audiência permitiu as manifestações da comunidade que cobra uma solução, porém o discurso acabou virando disputa política, o que não era a intenção da reunião. Perante a situação, o vereador Ivan Duarte propôs que os membros da Comissão de Saúde do Legislativo: Ele, o vereador Diaroni Santos e o vereador Eduardo Leite, juntamente com o CMS, encaminhem as dúvidas e os pedidos de providência, em forma de ofício, ao Secretário Municipal, com um prazo de resposta estipulado. “Depois disso faremos uma nova reunião para decidir o que será feito e como será cobrada as providências que o Secretário assumir,” finalizou Duarte.

Por: Jornalista Mariângela Paz
Registro Profissional: 15209 MTE/SRT-RS
Matéria publicada no Blog da Bancada do PT em 30/11/2010

Nenhum comentário: