sábado, 22 de janeiro de 2011

BRASIL É O PAÍS QUE MAIS COMBATE A FOME NO MUNDO

Pelo segundo ano consecutivo o Brasil lidera o ranking que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza. O ranking é da organização não governamental (ONG) ActionAid.
Os novos dados foram divulgados na última terça-feira (14) no relatório Who's Really Fighting Hunger? (Quem Realmente Está Combatendo a Pobreza?), em que a ONG analisa os esforços em 28 países para combater o problema. As informações são da BBC Brasil.

Segundo o líder da bancada do PT em Pelotas, o vereador Diaroni Santos: “Esses dados noticiados que vem de fontes neutras, vista de fora do país, nos motivam cada vez mais, e temos a certeza de que estamos caminhando no rumo certo. Nós como membros do Partido dos Trabalhadores ficamos muito otimistas e temos a convicção de que cada vez mais esse projeto precisa ser continuado.”

A vereadora Míriam Marroni (PT) se manifestou na tribuna nesta manhã (15) para analisar a matéria publicada na imprensa e enfatizar os programas sociais do atual governo, principalmente os de combate à pobreza implantados por ele, como o Bolsa Família e o Fome Zero. “Sou envolvida com o tema em nosso município desde a sua implantação, e posso afirmar que muitas pessoas estão conseguindo sair do patamar da pobreza para a classe média. É uma grande conquista que nos orgulha como petistas e como colaboradores dessa evolução.”

O vereador Ivan Duarte (PT), na mesma Sessão Ordinária, afirmou que “Nós temos que reconhecer as conquistas sociais desse governo, por mais que a oposição não goste. Não é uma revolução, mas são reformas que tem que serem reconhecidas.”

O Presidente da Casa Legislativa, o vereador Milton Martins, lembrou dos militantes da década de 70 e 80, que hoje devem comemorar as conquistas do nosso país. “A expectativa é de melhorar muito mais, e nós faremos todos os esforços para dar continuidade ao atual Programa de Governo que só tem evoluído.”

Dados da fome no mundo

Pelo menos 925 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo, das quais 16% vivem em países em desenvolvimento na África e Ásia. Em comparação a 2009, houve uma redução de 9,6% no número de famintos no mundo. No ano passado, havia 1,023 bilhão de pessoas nesse grupo.

De acordo com o relatório da ActionAid, a fome causa um prejuízo anual de US$ 450 bilhões para os países mais pobres. Segundo a ONG, dos 28 países emergentes analisados no relatório, apenas oito estão a caminho de conseguir cumprir, no prazo previsto, as Metas de Desenvolvimento do Milênio, da ONU, para a redução da fome. As metas prevêem que, em relação aos níveis de 1990, os países diminuam pela metade o número de pessoas subnutridas e de crianças que estão abaixo do peso ideal até 2015.

Em 2009, a ActionAid elogia as políticas sociais adotadas pelo governo federal brasileiro para reduzir a fome no país, destacando os efeitos benéficos de programas como o Bolsa Família e o Fome Zero.

Texto: Jornalista Mariângela Paz, com base nos dados da BBC Brasil e da ONG ActionAide

Por: Jornalista Mariângela Paz
Registro Profissional: 15209 MTE/SRT-RS
Matéria publicada no Blog da Bancada do PT em 15/09/2010

Nenhum comentário: