sábado, 22 de janeiro de 2011

LEGISLATIVO BUSCA ALTERNATIVAS PARA A SEGURANÇA NAS LOTÉRICAS

A Câmara de Vereadores de Pelotas realizou Audiência Pública nesta quinta-feira (16), para discutir alternativas de segurança aos usuários e funcionários das casas lotéricas e postos bancário de arrecadação no Município. O evento foi proposto pelo vereador Diaroni Santos (PT) que é membro da Comissão de Segurança do Legislativo Pelotense.
Várias entidades estiveram presentes para debater o tema. O representante do Sindicato das Casas Lotéricas, Marco Antonio kalikowski afirmou que, hoje, as lotéricas sofrem menos assaltos devido á medidas de segurança que já foram tomadas em algumas casas. “A maioria das lotéricas possuem alarme, cofre, tudo com o apoio da Caixa Econômica Federal. Porém nenhuma Lotérica tem condições de arcar com custos, sozinha, de contratação de serviços de seguranças, como vigilantes armados. Isso não resolve.”

O capitão Azevedo, representante da Brigada Militar disse que tem acompanhado as ocorrências nas lotéricas de Pelotas. “Não temos condições de colocar um policial em cada esquina, mas estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto para coibir esses assaltos. Sabemos que as lotéricas não são bancos, mas prestam quase todos os serviços de um banco e não tem a mesma segurança que os bancos têm.”

O representante da Polícia Civil, delegado Marco Antonio Duarte de Souza concorda com Marco Antonio, na busca de soluções mais acessíveis. “As Lotéricas devem adotar medidas que identifique quem passa por lá, como câmeras de monitoramento. É uma alternativa mais barata e uma forma de intimidar o assaltante e de até repreendê-lo.”

Luis Diogo, representante do Sindicato dos Bancários, concorda que esse debate é muito importante, pois se trata da vida das pessoas, da segurança pública. “Só se preocupar com o patrimônio da loja não resolve, alguma coisa tem que ser feita, do jeito que esta não da para ficar. Temos que começar de algum ponto.”

João Jorge Vasconcelos, representante do Sindicato dos Vigilantes, também se diz a favor de medidas como monitoramento de câmeras, vidros blindados, mas afirma que é importante sim a presença de um vigilante armado em conjunto com essas ações. “A Federação dos Vigilantes já tem Projetos aprovados em Santa Catarina e em São Paulo de vigilantes em Casas Lotéricas, por isso somos contra a contratação de seguranças que não sejam os vigilantes, como acontece em muitas lotéricas aqui em Pelotas.”

O vereador Ivan Duarte (PT) acrescentou que a Prefeitura Municipal deveria participar do debate. “É inegável que as lotéricas, pelo menos no imaginário dos ladrões, são um local de fácil acesso. Só um vigilante não resolve? Então o que mais podemos fazer? A Prefeitura tem verbas disponíveis para aplicar nessa segurança? São questões que temos que debater.”

Segundo Diaroni, já foi criado em Pelotas o Gabinete de Gestão Integrada, e até o final do ano ele deve instalar câmeras no perímetro central, sendo monitoradas pela Brigada Militar. “A verba já veio numa Emenda Parlamentar feita pelo deputado Fernando Marroni , agora vamos discutir se essas câmeras poderão ser instaladas próximos às Lotéricas, dando uma maior cobertura na área externa. A nossa preocupação é assegurar as pessoas que estão na fila das lotéricas, nas calçadas, vulneráveis aos assaltos. Nos preocupamos sim também com a segurança patrimonial, mas a discussão aqui são os usuários e funcionários."

Ao final da Audiência Pública, ficou acordado que o Legislativo irá encaminhar um documento ao Gabinete de Gestão Integrada do Município, solicitando câmeras nos locais de risco, próximo ás lotéricas, e irá noticiar o banco Banrisul do que foi tratado no evento, para que ele também possa estabelecer critérios de segurança na parte interna de suas agências, tomando como modelo as lotéricas credenciadas da Caixa. “E a discussão não termina por aí, vamos continuar debatendo e encontrando alternativas para a segurança no nosso Município.”

Por: Jornalista Mariângela Paz
Registro Profissional: 15209 MTE/SRT-RS
Matéria publicada no Blog da Bancada do PT em 16/09/2010

Nenhum comentário: