sábado, 22 de janeiro de 2011

LEGISLATIVO REALIZA AUDIÊNCIA AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

A Câmara de Vereadores de Pelotas realizará Audiência Pública em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (celebrado no dia 27 de novembro), na próxima sexta-feira (03) às 10h00 no Plenário da Casa.

O evento foi proposto pelo Vereador Ivan Duarte (PT) juntamente com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), que completou, recentemente, cinco anos na região de Pelotas e consolida uma história de luta e valorização da vida.

Histórico:

A idéia de abrir uma ONG que atendesse as pessoas com câncer, surgiu de um grupo de voluntários que realizavam atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes, pois durante as visitas realizadas percebia-se que era difícil às pessoas com câncer terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, pois a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é muitas vezes de custo elevado.

A abertura da unidade em Pelotas foi em 30 de outubro de 2005, para o tratamento dos pacientes oncológicos nesta cidade. A Aapecan tem, aproximadamente, 1200 pessoas cadastradas em mais de 20 municípios da Zona Sul e Campanha.

A Associação tem como principal objetivo levar qualidade de vida aos pacientes e familiares, e esse trabalho só é possível através da ajuda da comunidade com doações e, também, pelas campanhas realizadas pelo telemarketing. A instituição é centro de referência em atendimento a usuários com câncer e visa geração de medidas preventivas e informações para o enfrentamento da doença. Ao total são 11 unidades espalhadas no Estado, e em janeiro de 2011, abrirá uma casa de passagem em Pelotas para recepcionar pacientes de outros municípios que fazem quimioterapia e precisam permanecer na cidade por um tempo determinado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Aapecan/Pelotas
Por: Jornalista Mariângela Paz
Registro Profissional: 15209 MTE/SRT-RS
Matéria publicada no Blog da Bancada do PT em 01/12/2010

Nenhum comentário: