sábado, 22 de janeiro de 2011

REUNIÃO PÚBLICA SOBRE OS PEDÁGIOS DO PÓLO SUL

A Bancada do PT, representada por seus vereadores e assessores, participou da reunião pública sobre pedágios da região sul, realizada na quarta-feira, dia 11, no auditório da Escola Municipal Pelotense.

Na ocasião, o ex ministro Cloraldino Severo, consultor de transportes do Comitê Gaúcho de Controle Social, apresentou o estudo: “Readequação e Repactuação do Contrato de Concessão da ECOSul. Nessa explanação, Severo mostrou documentos oficiais do contrato de concessão de pedágios da região Sul, que é um tema que vem motivando o Comitê, a Câmara de Vereadores de Pelotas e diversas entidades, pois “o problema dos pedágios, principalmente o de Pelotas, que é o mais caro do Rio Grande do Sul, é uma situação anômala e irregular”, comentou Severo.

“Através dessa explanação, toda ela documentada e baseada nos balanços da empresa concessionária, baseada nos documentos oficiais do Governo do Federal, nos vamos provar que o pedágio que está sendo cobrado nesse pólo é abusivo”, comentou o presidente em exercício do Comitê Gaúcho de Controle Social, Paulo Afonso Schneider.

Marisa Formolo, Deputada Estadual (PT) é uma militantente pela luta contra os valores do pedágio, ela disse que “Não basta somente a redução das taxas dos pedágios,precisamos de mobilização para exigir do Governo Federal uma medida junto á sociedade.”

A Câmara de Vereadores de Pelotas e os vereadores da Bancada do PT também opinaram sobre o tema: “A Câmara tem uma posição unânime contra os valores que são cobrados, isso torna a nossa região uma das mais caras para o transporte rodoviário, e esse valor é repassado, nós pagamos, valores altíssimos. O que pode ser feito? É isso que a reunião veio buscar, e é isso que a Câmara de Vereadores quer”, afirmou o vereador Ivan Duarte (PT).

O Presidente da Câmara de Vereadores, Milton Martins, disse que “A Câmara está participando enquanto poder legislativo, junto á demais entidades, criando um movimento para a rediscussão do modelo de pedágio. Temos um estudo em cima de um contrato que esteve escondido durante muitos anos, havia uma maquiagem nas estradas e obras não concluídas, com acidentes em várias rodovias, trazendo insegurança para usuários que pagam preços exorbitantes por trechos pequenos.”

A vereadora Miriam Marroni (PT) afirmou que “a luta contra o pedagiamento do Rio Grande do Sul vem desde 1996, quando foi instalado esse modelo absurdo. Nós do PT, militamos contra esse modelo, inclusive nós propomos a primeira CPI na Assembléia Legislativa. Somos autores de duas leis do modelo online e do controle comunitário, e buscamos duas lutas: baixar a tarifa agora, pressionar para que as estradas duplicadas apresentem um novo modelo, e ao mesmo tempo queremos a investigação na suspeita de irregularidade no contrato público, pois os lucros dessa concessionária são altíssimos.”

“Todos estão mobilizados e engajados nessa luta, esse é o momento para as discussões acontecerem, e temos que buscar soluções junto aos órgãos competentes.” afirmou o vereador Diaroni dos Santos (PT).

O evento contou com importantes presenças, tais como: O prefeito de Canguçu Cassio Luiz, Presidente da Associação de Prefeituras da Zona Sul, Edsom Garcia, Presidente SETCESUL Pelotas, o Presidente em exercício do Comitê Gaúcho de Controle Social, Paulo Afonso Schneider, Róger Lang do SEST SENAT Pelotas, Adelar Preto, representante do Movimento Sem Terra (MST), o vereador Milton Martins (PT), Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, vereadora Mírian Marroni (PT), vereador Ivan Duarte (PT), Luiz Eduardo Moura, Assessor do vereador Diaroni dos Santos (PT), entre outros.

Por: Jornalista Mariângela Paz
Registro Profissional: 15209 MTE/SRT-RS
Matéria publicada no Blog da Bancada do PT em 12/08/2010

Nenhum comentário: