sábado, 22 de janeiro de 2011

RUA DA COLÔNIA Z3 HOMENAGEIA EX DEPUTADO

O vereador Ivan Duarte (PT) criou um Projeto de Decreto Legislativo, denominando a Rua 11 da Colônia Z3, 2º Distrito deste município, de “Rua deputado Adão Pretto”. A iniciativa foi um pedido feito, através de um abaixo-assinado, pelos moradores da colônia em julho deste ano.

Adão Pretto nasceu em 1945, no interior do Estado. Pequeno agricultor, iniciou militância política como presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Miraguaí e fundador da CUT celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) do Rio Grande do Sul.

Em 1986 foi eleito deputado estadual pelo PT gaúcho, e foram cinco mandatos consecutivos. Nessa trajetória, diversos Projetos de Lei voltados ao desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores são de autoria do petista. Pretto foi relator da proposta que cria uma nova política pesqueira nacional. Também é de sua autoria projetos que destinam verbas ao Fundo Nacional de Habitação.

O Deputado morreu em fevereiro de 2009, e deixou boas lembranças: Uma delas foi a rua 11 da colônia Z3 que antes era habitada por barracos, e hoje, é cheia de casas, novas e reformadas. Por isso a rua, agora, leva o seu nome.

Toda a comunidade está satisfeita com a homenagem. Em depoimentos, os moradores demonstraram muito orgulho e emoção com o ato, inclusive um dos filhos de Adão, Edegar Pretto, que prestigiou a colocação da placa na Rua.

Por: Jornalista Mariângela Paz
Registro Profissional: 15209 MTE/SRT-RS
Matéria publicada no Blog da Bancada do PT em 28/08/2010

Nenhum comentário: