sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALUNOS E PROFISSIONAIS DE JORNALISMO PARTICIPAM DE BATE-PAPO


Kariza Barros
O Núcleo de Assessores de Comunicação, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais RS, em parceria com o Curso de Jornalismo da UFPel, promoveu na noite de ontem(26) um bate-papo jornalístico seguido de palestra a respeito da atuação do jornalista como Assessor de Imprensa. O evento foi realizado no Auditório do Campus Porto da UFPel .

Os jornalistas Francisco Bender - Assessor de Imprensa do Colégio São José; Kariza Barros - Assessora de Imprensa da Associação dos Prefeitos da Zona Sul; e Débora Borba - Gerente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, contaram um pouco de suas experiências e dia-a-dia de um jornalista como profissional de Assessoria de Imprensa.

Foram debatidas as diferentes situações que um Assessor tem de enfrentar e contornar problemas e crises que, muitas vezes, pode ir até contra suas opiniões próprias.

Público interagiu com perguntas
O tema foi polêmico, e os alunos fizeram diversas perguntas de como manter a ética profissional, de como contornar uma crise de seu assessorado, e de como conseguir publicação de seus releases em bons veículos de comunicação, dentre outras.

O debate poderia ter continuado por mais algumas horas, mas teve de ser interrompido para abrir espaço ao segundo momento do evento, que foi a palestra do professor da ESPM, Gilberto Consoni.


Consoni conversou sobre as mídias sociais e sua aplicação em assessorias de imprensa, a forma como pode e deve ser utilizada, e os tipos de textos que deve ser produzido pelo profissional. Ressaltou a importância deste tipo de mídia, mas em sua opinião o jornal tradicional, seja ele no papel ou através de site na internet ainda supera em credibilidade aos blogs. O posicionamento do jornalista é muito importante nas mídias on-line, ao contrário das mídias tradicionais onde se utiliza a informação pura, sem a opinião.

Gilberto Consoni
Até os profissionais que já atuam na área de web jornal se valeram das dicas do professor, que deixou bem claro que o jornalista que escreve para web deve ser diferente, deve opinar de verdade, pois só assim irá “fidelizar” o seu leitor.

O evento realizado precede o Encontro Estadual de Jornalistas Assessoria de Comunicação (EEJAC), que acontecerá no dia 30 de julho em Rio Grande. “Municípios como São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre e Caxias também sediarão encontros semelhantes a este que aconteceu em Pelotas”, comentou o secretário geral do Sindicato, Salvador Tadeo.

Vaz, Diretor da FENAJ
O Diretor do Sindicato e da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), o jornalista Luiz armando Vaz, aproveitou a oportunidade para mobilizar a classe estudantil a uma luta coletiva pelo diploma e pela categoria, e ainda ressaltou grandes conquistas que os profissionais têm obtido no mercado de trabalho.



Texto: Jornalista Mariângela Paz – MTB: 15209
Fotos: Marcelo Roto - Acadêmico de Jornalismo da UFPel

 





                                                   
                                                    Prof. Ricardo, Delegado Machado e Secretária Mariângela Paz

Jornalista Débora Borba

Jornalista Francisco Bender


Nenhum comentário: