quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CÂMARA DE VEREADORES QUER TRAZER CIA DE TEATRO À PELOTAS

              CÂMARA DE VEREADORES QUER TRAZER CIA DE TEATRO À PELOTAS

A cia PeQuod – Teatro de animação é um grupo do Rio de Janeiro, idealizado por um pelotense. Atuantes há mais de 11 anos, têm reconhecimento internacional com diversas premiações.


Seus atores dividem o palco com bonecos artesanais e usam da técnica de ventriloquismo em suas apresentações. O fundador, Miguel Vellinho, começou sua vida artística no colégio Pelotense, se interessou em estudar teatro e ingressou na faculdade de artes cênicas. Miguel procura aproximar outras manifestações artísticas como literatura, cinema e dança. O grupo surgiu de uma oficina promovida por ele e até hoje encanta a cidade maravilhosa.


Na tarde desta quarta-feira, dia 4, Miguel foi recebido pelo presidente do Legislativo, o vereador professor Adinho, que pretende trazer o espetáculo da Cia na festa dos 200 anos de Pelotas."Pelotas merece assistir um espetáculo deste nível, principalmente quando o idealizador é um pelotense", afirma o presidente.


A Cia PeQuod tem a marca da ousadia e sempre buscaram um novo olhar para suas apresentações. "A pesquisa é o caminho rumo à renovação e à inovação das artes cênicas" esclarece Miguel. Mais do que teatro de bonecos, o PeQuod entrelaça tradição e cultura. Os repertórios incluem, por exemplo, o estilo "Noir" representação Americana de filmes romântico-policiais caracterizados por serem em preto e branco. Outra peculiaridade do grupo é repensar os limites do teatro.


Os espetáculos são feitos até mesmo dentro d'água. A companhia levou para os palcos 4 toneladas de água e realizou a peça intitulada "Marina – A Sereiazinha". Ainda que seja teatro de bonecos, a montagem é voltada para adultos. "Ao fim do espetáculo, a maioria das pessoas vai embora sentindo-se leve e absolutamente encantada com o visual, técnica e o uso criativo das possibilidades cênicas. Só falta você para o navio zarpar" comenta Miguel, fazendo referência ao nome do grupo, associando a embarcação que sai em busca da baleia Moby Dick.


Texto: Jornalista Mariângela Paz – MTB: 15209

Um comentário:

Anônimo disse...

"A Pelotas" é sem crase.